Conheça - Como reduzir taxa de afastamento do trabalho por transtornos mentais?
Entenda a relação entre transtornos mentais e afastamento do trabalho
Transtornos mentais e afastamento do trabalho - Transtornos mentais (9%) é considerada a 3ª maior taxa de afastamento do trabalho, ficando atrás apenas de lesões/envenenamento (31%) e doenças do sistema osteomuscular (19%). Além disso, estudos mostram que a depressão é a principal causa de pagamento de auxílio-doença não relacionado a acidentes, com 31% das solicitações. Dados impressionantes, não acham?
Inúmeros são os fatores que contribuem para o aumento das doenças psicossociais. Vamos listar aqui alguns destes fatores:
- Carga excessiva de trabalho;
- Insegurança laboral;
- Assédio sexual ou psicológico;
- Exigências contraditórias e
- Má gestão organizacional.
Mas como diminuir a taxa de afastamento em minha empresa?
O primeiro passo é ter em mente o bem-estar do colaborador. Com isso, os gestores devem considerar e proporcionar um ambiente de trabalho que cumpra com as orientações técnicas e laudos de avalição de segurança, ergonomia e integridade física dos trabalhadores.
Depois disso, os gestores devem considerar as exigências atribuídas e a capacidade de cada colaborador. Dessa forma, os diretores podem individualizar as atribuições relacionadas às entregas de cada funcionário.
Além das ações mencionadas acima, os gestores também podem avaliar a necessidade do fornecimento de cursos e treinamentos para cada posição em sua equipe de trabalho. Normalmente, após o treinamento adequado ou a graduação em cursos específicos para determinadas funções os colaboradores sentem-se mais confiantes e motivados para a determinada função, diminuindo erros e melhorando as entregas.