Ergonomia e Segurança do Trabalho: Entenda a Relação

Ergonomia e segurança do trabalho 

A ergonomia na segurança do trabalho nada mais é que um conjunto de conhecimentos científicos voltados para a melhoria do ambiente de trabalho, atendendo a dois fatores principais: a integridade física e mental, e produtividade do indivíduo. Assim, os conceitos da ergonomia são essenciais na elaboração das diretrizes da segurança do trabalho. 

Possíveis problemas em ambientes ergonomicamente despreparados 

Independentemente se um ambiente de trabalho é um escritório ou industrial, sem um planejamento ergonômico ideal, oferecem inúmeros riscos ao trabalhador, seja pela ameaça de acidentes ou pela possibilidade de lesões originárias de esforços repetitivos ou excessivos. 

A LER (Lesão por Esforço Repetitivo ou DORT (Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho) são termos apresentados para denominar grupos de doenças relacionadas a movimentos repetitivos ou esforço excessivo. Estas doenças têm seus níveis de intensidade divididos em quatro categorias, sendo 1 para os graus leves que podem ser curados e 4 para os graus críticos, com dores insuportáveis, perda dos movimentos e sem possibilidade de cura. 

É responsabilidade do setor de segurança do trabalho estruturar um ambiente ergonomicamente apto para a performance das funções solicitadas. O Ministério do Trabalho, através da NR 17 de 23 de novembro de 1990 prevê a adoção de condições de trabalho ergonomicamente adaptadas para o desempenho das funções, bem como intervalos que permitam o descanso do trabalhador e entre os turnos. 

O cumprimento dessas indicações é bom tanto pelo ponto de vista da empresa, como do trabalhador. A empresa vê um trabalhador apto e produtivo, com menores riscos de afastamento por lesões e eventuais processos por parte dos funcionários. E o colaborador, que passa a sentir-se menos desgastado ao final do seu dia de trabalho, podendo realizar diversas atividades de lazer no seu tempo vago. 

Quer saber mais sobre assuntos relacionados à segurança e meio ambiente? Acompanhe nosso blog Soul News e fique por dentro     

Confira novidades em nosso Facebook.