Gestão Ambiental e a Crise no Brasil: o que fazer?

Aparentemente, a crise no Brasil conseguiu ultrapassar a esfera política e econômica, tais sejam os aspectos mais polêmicos, revelando-se também na gestão ambiental. Desastres como o ocorrido em Mariana (MG) com o rompimento das barragens, mostram que, mesmo quando se trata de grandes corporações, ainda existem negligências com a prática da gestão ambiental e da segurança do trabalho. Assim, aspectos fundamentais do trabalho da gestão ambiental, inclusive para fins de cumprimento das obrigações decorrentes das licenças ambientais, acabam sendo deixados de lado, expondo os estabelecimentos aos riscos de acidentes ambientais e grandes desastres, bem como as respectivas penalidades legais. Por isso, é imprescindível contar com a assessoria de empresa especializada em consultoria ambiental, com profissionais multidisciplinares das diversas áreas de meio ambiente, preparados para avaliar o cenário e orientar o responsável da melhor maneira possível, sempre com o objetivo de atender à legislação ambiental aplicável àquele contexto.

Impactos da crise no setor de gestão ambiental

A crise política e financeira que se instalou no Brasil nos últimos dois anos fez com que a economia entrasse em recesso e, consequentemente, afetou a maioria dos setores produtores de bens, serviços e o comércio em geral. No entanto, quando pensamos em gestão ambiental, é preciso estar ciente que querer economizar nesse sentido não é uma opção, já que legalmente qualquer empreendimento deve estar com suas licenças ambientais regularizadas e devidamente cumpridas, uma vez que não poderá se ausentar da responsabilidade relativa aos eventuais acidentes e impactos ambientais decorrentes da sua atividade.

Procure sempre uma consultoria ambiental e reforce o seu compromisso com o meio ambiente

Existem diversas normas relativas à gestão do meio ambiente a serem cumpridas por sua empresa ou seu empreendimento. Dentre elas, a exigência mais comum é o Licenciamento Ambiental de Empreendimentos Imobiliários e Atividades Industriais, que já tratamos em outra oportunidade. De acordo com sua atividade, também é preciso ficar atento à necessidade do Cadastro Ambiental Rural (CAR) e da Averbação de Reserva Legal (propriedades inseridas em área rural), bem como a Outorga de direito de uso d´água (concedida pelo Departamento de Águas e Energia Elétrica de São Paulo – DAEE) e, ainda, as autorizações de intervenção em Área de Preservação Permanente (APP) e supressão de vegetação, as quais estarão embasadas na legislação afim de que tenham a respectiva compensação para cada autorização ambiental.

Gestão Ambiental em Campinas – São Paulo

Apesar do cenário do nosso país não ser o mais promissor, acreditamos que a gestão ambiental e a sustentabilidade podem ser uma alternativa para enfrentar esse momento de dificuldade, pois elas contribuem para a otimização dos processos, redução de custos e economia de recursos. Em todo o estado de São Paulo, especialmente na região de Campinas, você pode contar com os serviços de Consultoria Ambiental da Soul Ambiente, empresa especializada na área e que realiza um trabalho de excelência.