Impacto Ambiental e o Ser Humano

Segundo a resolução Conama Nº001 de janeiro de 1986, o impacto ambiental é definido como qualquer alteração das propriedades físicas, químicas e biológicas do meio ambiente, causada por qualquer forma de matéria ou energia resultante das atividades humanas que, direta ou indiretamente, afetam a saúde, a segurança e o bem-estar da população; as atividades sociais e econômicas; a biota; as condições estéticas e sanitárias do meio ambiente; e a qualidade dos recursos ambientais. 

A partir desta resolução, podemos entender que impacto ambiental é qualquer atividade humana exercida no meio ambiente, podendo ele ser positivo ou não. Infelizmente, na maioria das vezes, são impactos negativos, causando degradação e poluição do ambiente. 

Os impactos negativos estão diretamente ligados ao aumento crescente das áreas urbanas, o aumento de automóveis, o uso irresponsável de recursos naturas, o consumo exagerado de bens materiais e a produção constante de lixo. Podemos perceber que não são só as grandes empresas que afetam o meio ambiente, mas somos nós, com pequenas atitudes, que causamos os maiores impactos ambientais diariamente. 

Além dos que já foram citados, temos os principais impactos ambientais negativos causados pelo homem, com a diminuição dos mananciais, extinção de espécies, inundações, erosões, poluição, mudanças climáticas, destruição da camada de ozônio, chuva ácida, agravamento do efeito estufa e destruição de habitats. Isso causa, consequentemente o aumento do número de doenças na população e em outros seres vivos e afeta na qualidade de vida. 

Vale destacar alguns dos impactos ambientais positivos, mesmo que poucos, eles existem: Quando construímos uma área de proteção ambiental, recuperamos áreas degradadas, limpamos lagos e promovemos campanhas de plantio de mudas, estamos também causando impacto no meio ambiente. Essas ações provocam modificações positivas na qualidade de vida dos humanos e de outros seres. 

Você pode ajudar a diminuir o impacto ambiental negativo da seguinte forma: 

1- Economize água; 

2- Evite o consumo exagerado de energia;] 

3- Separe os lixos orgânicos e recicláveis;  

4- Diminua o uso de automóveis; 

5- Consuma apenas o necessário e evite compras compulsivas; 

6- Utilize produtos ecológicos e biodegradáveis; 

7- Não jogue lixo nas ruas; 

8- Não jogue fora objetos e roupas que não usa meias. Opte por fazer doações 

Assim como causamos os impactos negativos com simples atitudes, podemos diminuir os mesmos tomando atitudes diferentes. 

Quer saber mais sobre assuntos relacionados à segurança e meio ambiente? Acompanhe nosso blog Soul News e fique por dentro     

Confira novidades em nosso Facebook.