Laudo de Avaliação de Ruído: o que é?

O laudo de avaliação de ruído é um documento que avalia quantitativamente os ruídos que interferem nos arredores de determinado estabelecimento, independente de reclamações. Seu objetivo é constatar se os sons (ruídos) emitidos estão dentro das condições de aceitabilidade determinadas pela Norma NBR 10.151.

É comum haver problemas com ruídos em bairros residenciais que começam a abrigar bares ou casas noturnas. Também é recorrente o problema com industrias que utilizam maquinários barulhentos em regiões inapropriadas. No geral, busca-se sempre monitorar os ruídos que de alguma forma possam causar incômodo à comunidade.

Condições de medição para o Laudo de Avaliação de Ruído

Para medir o nível de um ruído, existem procedimentos e equipamentos apropriados indicados pela NBR 10.151. O medidor, por exemplo, conhecido como decibelímetro, dever atender às especificações da IEC 61.672.

Também é exigido que o operador do medidor sonoro realize uma calibragem do equipamento antes e depois de cada nova medição, com o calibrador acústico.

Nos casos de áreas externas, as medições devem ser efetuadas em pontos afastados aproximadamente 1,2 m do piso e pelo menos 2 m do limite da propriedade e de quaisquer outras superfícies refletoras, como muros, paredes etc.

Também é importante saber que não devem ser efetuadas medições em casos de interferências audíveis de fenômenos da natureza, como trovões, chuvas fortes ou ventanias.

O tempo de medição é variável, devendo ser definido de forma a permitir a caracterização do ruído em questão. Não há um número exato de amostras a serem colhidas, podendo envolver uma única ou uma sequência delas.

Quem está sujeito à medição?

Em regra, todas as empresas que emitam qualquer tipo de ruído, mesmo que possuam certificação ISO 14001:2004, precisam realizar o Laudo de Avaliação de Ruído.

No estado de São Paulo, a CETESB costuma exigir este Laudo para avaliar a Licença de Operação de determinada atividade.

Este é um trabalho extremamente técnico que requer atuação de profissionais legalmente habilitados. Se possui alguma dúvida, entre em contato com a Soul Ambiente e solicite a ajuda de um profissional.