Mapeamento de Geração de Resíduos por Fonte Geradora: como diminuir o impacto ambiental gerado por sua empresa?

Mapeamento de Geração de Resíduos – adoção de medidas no gerenciamento empresarial que visam diminuir o impacto ambiental de resíduos e reduzir custos.

Para diminuir o impacto ambiental de resíduos gerados por empresas ou indústrias se faz necessária a adoção de medidas e planos no dia a dia das operações. Hoje, evitar o impacto ambiental é uma atenção constante dos diretores. Uma ação efetiva para minimizar o impacto é o Mapeamento de Geração de Resíduos por Fonte Geradora.

Quando elaborado, implantado e executado de forma correta, o mapeamento transforma-se em uma importante ferramenta de gestão, contribuindo para o meio ambiente e diminuindo os custos do processo de produção. Por intermédio dele, é possível avaliar as fontes que desperdiçam mais matéria-prima, analisar alternativas de como reduzir a geração dos resíduos e colocá-la em prática.

Redução de custos

Com o mapeamento de geração de resíduos por fonte geradora, os empresários conseguem reduzir custos de 03 formas:

– Redução no consumo de matéria-prima;
– Redução no custo do processo de produção;
– Redução nos custos da destinação de resíduos;
– Redução nos custos com equipamentos e funcionários.

Riscos de Acidente

Além da redução de custos, outra vantagem é a redução dos riscos de acidentes de trabalho. Para cada tipo de resíduo é necessário um método de manuseio específico, a utilização de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) específicos, determinação de rotas de transporte (internas e externas) e locais de armazenamento adequados. Tendo isso corretamente mapeado, cria-se uma conduta que minimiza acidentes.

Redução do Impacto Ambiental

Ao mapear o descarte e definir a maneira correta da destinação final dos resíduos, os empresários conseguem minimizar os impactos ambientais gerados pela operação. Assim, pode-se prevenir a proliferação de vetores, contaminação hídrica e solo entre outros impactos.

Quer saber mais sobre assuntos relacionados a segurança e meio ambiente? Acompanhe nosso blog Soul News e fique por dentro

Confira novidades em nosso Facebook e também no Instagram!