Medicina do trabalho – Quais são os benefícios?

O principal objetivo da medicina do trabalho é a prevenção de doenças causadas pelo ambiente de trabalho e a preservação da qualidade de vida dos trabalhadores, fisicamente, mentalmente e socialmente. 

Os profissionais da medicina do trabalho aplicam atividades rotineiras de acompanhamento, e avaliam a capacidade dos funcionários em realizar seus determinados trabalhos. As avaliações acontecem através de exames periódicos, exames demissional e admissional. 

Quando surgiu a medicina do trabalho 

Durante a Revolução Industrial, em meados do século XIX havia grande exploração de mão de obra e os trabalhadores eram submetidos a um acelerado e desumano processo de produção. Assim a medicina do trabalho surgiu. 

Benefícios da medicina do trabalho para a sua empresa 

Com a responsabilidade de preservar a saúde dos colaboradores, a empresa adquire diversos benefícios: 

1- Garantia da integridade física e mental 

Ao se preocupar com a garantia da saúde de seus trabalhadores, a empresa demonstra valorização com os mesmos, servindo como um fator de engajamento. 

2- Maior segurança e motivação dos funcionários 

Ao cuidar e prestar tenção em uma pessoa, ela retribui da melhor forma possível, isto é, quando o trabalhador se sentir protegido e prestigiado, ele estará motivado e demonstrando comprometimento com a empresa. 

3- Menor taxa de afastamentos

A medicina do trabalho contribui diretamente com a vida mais saudável do funcionário, e, ao mantê-los saudáveis e protegidos a taxa de afastamento será menor. 

4- Amento da produtividade e qualidade 

Quando os trabalhadores se sentem valorizados com a criação e manutenção de um ambiente de trabalho seguro, aumentam sua produtividade e a qualidade de seu trabalho. 

Investir na saúde e segurança do trabalhador, proporciona melhorias na saúde mental, refletindo na saúde física e social e social e isso gera maior satisfação em trabalhar, e consequentemente o aumento da produtividade com melhoria na qualidade do produto. 

Quer saber mais sobre assuntos relacionados à segurança e meio ambiente? Acompanhe nosso blog Soul News e fique por dentro     

Confira novidades em nosso Facebook.