Novas obrigações do eSocial na Saúde e Segurança do Trabalho.

Você sabe quais são novas as obrigações do eSocial na Saúde e Segurança do Trabalho? Confira as datas de cada grupo abaixo:

Novas obrigações do eSocial na Saúde e Segurança do Trabalho – As empresas devem, o quanto antes, se preparar à obrigação do eSocial em relação à SST, uma vez que as informações dessas obrigações devem ser enviadas ao governo por intermédio deste novo sistema.

Aqui, traremos informações sobre a implantação do eSocial, assim como prazos, expectativas e a documentação necessária. Confira:

 

Implantação do eSocial em relação à SST. Prazos e datas:

De forma gradual, a implementação do eSocial é dividido em fases. Há prazos distintos para cada fase:

Para entender melhor a classificação de cada grupo e suas obrigações, confira abaixo:

– julho de 2019: Grupo 1 – empresas com faturamento acima de R$ 78 milhões anuais em 2016;
– janeiro de 2020: Grupo 2 – empresas com faturamento de até R$ 78 milhões anuais em 2016;
– julho de 2020: Grupo 3 – optantes do Simples Nacional, empregador pessoa física (salvo doméstico), produtor rural e entidades sem fins lucrativos;
– janeiro de 2021: Grupo 4 – órgãos públicos e organizações internacionais.

A antecipação por parte das empresas no envio das informações é fundamental.

 

Para a Saúde e Segurança do Trabalho, quais impactos o programa pode trazer?

É importante ressaltar que estre programa não alterou a legislação vigente de Segurança e Saúde Ocupacional, apenas a forma das empresas enviarem os dados. Assim como a forma que o Fisco pode verificar e fiscalizar dados.

Caso hajam dados incongruentes, equivocados ou até mesmo atrasos no envio de dados, podem gerar problemas com o Fisco. Por outro lado, a empresa que estiver preparada com um bom sistema de gestão adquirirá economia e eficiência na transmissão das obrigações.

A obrigação eSocial, em relação à SST, deve ser vista com grande seriedade pelos gestores, pois as consequências por erros no envio dos eventos são excessivamente penalizadores.

 

Quer saber mais sobre assuntos relacionados à segurança e meio ambiente? Acompanhe nosso blog Soul News e fique por dentro! Ou então, acesse nossos Facebook.