O que é segurança do trabalho? Descubra agora!

O que é segurança do trabalho? É a ciência que estuda as possíveis causas de acidentes e doenças do trabalho através de metodologias e técnicas apropriadas. Tem o objetivo de prevenção dos acidentes e doenças. 

É uma série de medidas médicas, administrativas, técnicas, comportamentais e educacionais aplicadas a fim de prevenir acidentes e acabar com condições e procedimentos desgradaveis no ambiente de trabalho. 

A segurança do trabalho também enfatiza a importância dos meios de prevenção definidos para proteger a integridade e a capacidade do trabalhador. 

Quais os objetivos da Segurança do Trabalho 

Dentro de uma organização, existem diversos objetivos da segurança do trabalho que poemos destacar: 

. Evitar acidentes e doenças relacionadas ao trabalho 

. Eliminar as condições inseguras do trabalho 

. Preparar e conscientizar o trabalhador sobre a prevenção de acidentes do trabalho 

. Cumprir requisitos legais 

. Estabelecer melhores condições físicas e psíquicas no trabalho 

. Melhor as condições de eficiência e de produtividade no ambiente de trabalho 

Qual a importância da segurança de trabalho 

Pensando pelo ponto de vista em que a saúde do trabalhador não tem preço, fica difícil mensurar a importância da segurança do trabalho. 

Se os colaboradores estiverem em um ambiente de trabalho agradável e seguro, eles produzirão com melhor qualidade, então é benéfico para o trabalhador e para a empresa. 

Além do aumento produtivo, o investimento na segurança do trabalho levam a evitar gastos decorrentes de acidentes e doenças do trabalho. 

Quer saber mais sobre assuntos relacionados à segurança e meio ambiente? Acompanhe nosso blog Soul News e fique por dentro   

Confira novidades em nosso Facebook