Poluição do meio ambiente: Tipos e riscos

A poluição do meio ambiente é um dos maiores problemas que temos hoje em dia, e precisamos nos atentar e tomar responsabilidades pelos nossos atos. Confira aqui suas respectivas causas, tipos e riscos:

O que é poluição? 

Poluição é considerada toda e qualquer alteração provocada no meio ambiente, sendo um ecossistema natural ou agrário, um sistema urbano ou em microescala. 

A poluição causa alterações na proporção e nas características de elementos que formam o próprio meio ambiente, como o aumento da concentração do dióxido de carbônico ou gás carbônico, que é naturalmente presente na atmosfera. 

A poluição é resultado de substâncias naturais, ou substâncias artificiais, porém ambas estranhas para diversos ecossistemas, como o despejo de matéria orgânica em rios, derrame petróleo no mar, ou também a deposição de agrotóxicos, plásticos e lançamento de elementos radioativos artificiais no solo, nas águas e na atmosfera. 

Quais são os tipos de poluição e quais seus riscos? 

Existem diferentes tipos de poluição, tanto ambiental como urbana, confira aqui mais sobre cada um dos tipos e seus poluentes. 

Poluição do solo 

A partir do depósito de produtos químicos, resíduos de lixo e esgoto ocorre a poluição do solo, alterando seu estado original. Um dos maiores causadores das poluição do solo é o depósito de lixo diretamente no solo e resíduos domésticos. 

Por conta da poluição e da contaminação do solo, a terra se torna improdutiva para plantio e gera riscos para a saúde dos seres. 

Depois do processo de decomposição do lixo que foi jogado no solo, acontece a contaminação, alterando as condições de vida de seres como fungos, bactérias e vermes, que são responsáveis pelo equilíbrio e manutenção do ecossistema. 

Poluição da água 

Os responsáveis pela poluição das águas, além de lixos e esgotos, são os produtos químicos despejados nos mares, oceanos, lagos e rios. Os principais resíduos que causam a poluição das águas são os resíduos domésticos, agrícolas e industriais. 

A água poluída é um dos maiores perigos para os seres vivos; perde sua qualidade, alterando o meio ambiente em que vivem os animais marinhos, causando desequilíbrio e alterando as condições de vida e a morte de diversos animais; além dos problemas de saúde que podem causar para os seres humanos por conta do aumento de contaminação por várias doenças, principalmente infecções. 

Poluição do ar 

Também conhecida como poluição atmosférica, a poluição do ar ocorre, principalmente pela emissão de gases poluidores, uso de produtos aerossóis e queima industrial. Um dos maiores causadores da poluição atmosférica é a queima de combustível (monóxido de carbono) dos carros. 

A poluição do ar causa prejuízos ao ecossistema em geral, chuvas ácidas e o aumento da temperatura de maneira globalizada, gerando o aquecimento global.  

Cidades com alto índice de poluição causam consequências à saúde dos seres humanos como a piora de problemas respiratórios em geral, como sinusite, rinite e bronquite. 

Poluição térmica 

É o aumento da temperatura do ar e da água, e acontece principalmente nas usinas hidrelétricas. O aquecimento global também tem influência sobre o aumento da poluição térmica. 

Mesmo não sendo muito conhecida, é igualmente prejudicial ao meio ambiente quanto osnoutro tipos e poluição; sua consequência mais grave é que a água das usinas altera a temperatura dos mares e oceanos, causando o desequilíbrio do ecossistema aquático e alterações na vida dos animais marinhos e as outras formas de vida existentes neste ecossistema. 

Poluição radioativa 

A poluição de resíduos de materiais radioativos também é chamada de poluição nuclear. Esses lixos radioativos são originados nas usinas nucleares no processo de produção ed energia nuclear ou atômica e o uso d bombas atômicas. 

É uma das poluições que pode causar danos mias graves à vida dos seres vivos que são expostos a ela. Pode causar desde o aparecimento de doenças graves (como tumores, lesões internas e infecções), diversas deficiências, e até a morte. 

Causa também seríssimos danos ao meio ambiente, por conta do seu potencial destrutivo, pode alterar ecossistemas por completo. 

Poluição sonora 

Considerada uma poluição urbana, a poluição sonora é caracterizada pelo excesso de sons em um mesmo ambiente, quando o nível de ruídos é maior do que seria saudável para uma pessoa ser exposta. 

É um problema muito comum em grandes cidades, por conta dos barulhos do trânsito, de obras, baladas, ou qualquer outro barulho que faça parte da rotina de cidades. 

Pode causar danos não só para os seres humanos, mas para o meio ambiente e para os animais. Para as pessoas pode causar irritabilidade, alterações no sono, stress, mudança de humor, problemas cardíacos e surdez. 

Poluição visual 

Acontece quando há um excesso de informações visuais em um ambiente, podendo alterar a qualidade de vida dos seres humanos que são expostos a ela. Também é um problema muito comum nas grande cidades. 

É considerada poluição visual quando há uso exagerado de cartazes, símbolos luminosos, outdoors, placas, propagandas e fios de eletricidade e internet. 

Suas consequências são: desde acidentes de trânsito, dificuldades de locomoção, até sensações de ansiedade, desconforto, cansaço e confusão mental. Tudo por conta do excesso de informação e dificuldade de percepção das informações necessárias. 

Quer saber mais sobre assuntos relacionados a segurança e meio ambiente? Acompanhe nosso blog Soul News e fique por dentro   

Confira novidades em nosso Facebook.