Precisamos preservar o meio ambiente

Por que é importante preservar o meio ambiente? 

Preservar o meio ambiente é um ato excepcional tanto para os seres humanos, como para todos os outros seres que vivem na Terra. É nele que estão todos os recursos naturais que utilizamos e dependemos para nossa sobrevivência, como água, alimentos e matérias-primas. Se os recursos acabam, todas as formas de vida acabam também. 

Consequências da degradação ambiental 

Por conta da queima de combustíveis fósseis, descarte de lixo e esgoto em rios e mares, crescimento desordenado das cidades, gestão hídrica inadequada, queima e destruição de matas e florestas, etc., os recursos naturais vão sendo degradados. Isso tudo causa alterações no ciclo natural de animais e plantes, falta de água, poluição do ar e água, entre outras coisas. O resultado disso no futuro pode ser ainda pior, com a ausência de água potável, energia elétrica e alimentos, além de muitos problemas sociais. 

O que fazer para reduzir o impacto ambiental 

1. Reduza a produção de lixo no seu dia a dia 

Podemos optar por uma opção de plásticos reutilizáveis ou biodegradáveis, por exemplo; largar o plástico de lado e passar a usar potes de vidro, bolsas de lona, e evitar ao máximo comprar alimentos em recipientes plásticos também. 

2. Cuide de seus gadgets  

Ao invés de jogar fora seus eletrônicos antigos, o que pode causar vazamento de produtos químicos da bateria no solo e na água; podemos doar nossos smartphones e computadores que não utilizamos mais. 

3. Diminua o desperdício de comida  

Planeje suas compras para ter certeza de vai comer tudo o que comprar antes de estragar, planeje suas refeições para que você não faça mais comida do que vai comer, reutilize coisas como ossos e restos de vegetais para fazer caldos, por exemplo. 

4. Coma menos carne 

Carnes e outros produtos animais são incrivelmente consumidores de energia. Recomendamos um desafio pessoal, como ficar um mês sem carne ou realizas “segundas sem carne”. Não é necessário que pare de comer carne completamente, mas mantenha a consciência ambiental em mente. 

Quer saber mais sobre assuntos relacionados à segurança e meio ambiente? Acompanhe nosso blog Soul News e fique por dentro      

Confira novidades em nosso Facebook.