Saúde Ocupacional – Por que é importante?

Você sabe a importância da saúde ocupacional para as empresas e seus colaboradores? Confira aqui!

Muitos não entendem a importância da saúde ocupacional na rotina dos trabalhadores dentro de uma empresa. Pode ser que uns achem desnecessário ou até exagero, mas visa a qualidade de vida e a saúde dos colaboradores dentro do ambiente de trabalho.

O que é saúde ocupacional 

Saúde Ocupacional é uma área da medicina que age na prevenção de doenças e problemas laborais causados pela rotina e pelo ambiente de trabalho, independente se o trabalhador está lidando com trabalho físico ou mental. De acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde), a finalidade dos serviços de Saúde Ocupacional consiste em proporcionar as condições necessárias para a garantia do mais elevado grau da qualidade de vida no trabalho. 

Através de exames periódicos para a análise da saúde do trabalhador, a empresa e os funcionários, juntos, criam um ambiente de trabalho mais seguro, motivador e produtivo. 

A importância da saúde ocupacional 

A partir da necessidade de uma área da saúde que se preocupasse com o bem estar e a saúde dos trabalhadores no ambiente de trabalho, em empresas de médio e grande porte, a Saúde Ocupacional surgiu. Tem como objetivo focar nos hábitos que influenciam diretamente o trabalhador dentro da empresa. Uma de suas funções mais importantes trata-se da prevenção de doenças e problemas de saúde causados por conta do trabalho. O investimento na saúde ocupacional, é um investimento no bem estar, saúde física, mental e emocional de seus trabalhadores. 

Quer saber mais sobre assuntos relacionados a segurança e meio ambiente? Acompanhe nosso blog Soul News e fique por dentro 

Confira novidades em nosso Facebook.