Segurança do Trabalho em Campinas

Segurança do Trabalho e Saúde Ocupacional

A Segurança do Trabalho e a Saúde Ocupacional são atividades que buscam assegurar a integridade física e mental do trabalhador. Subentende-se que a atividade profissional, independente de qual for, não pode causar qualquer tipo de dano ao trabalhador. Ou seja, o ambiente de trabalho deve ser preparado e adequado para que todos os colaboradores consigam exercer suas atividades sem que sofram qualquer tipo de lesão, mesmo que seja psicológica.

Contudo, sabemos que a realidade é bem diferente da situação ideal. Grande parte dos empregos, submetem as pessoas à condições cotidianas de trabalho que causam problemas de saúde, mesmo que não sejam imediatos ou explícitos. São problemas que podem surgir no decorrer de meses ou anos de atividades repetitivas ou que aconteçam em condições inadequadas.

A Segurança do Trabalho procura reduzir os acidentes de trabalho, através de ações regulamentadoras e fiscalizadoras no ambiente do trabalho. Já a Saúde Ocupacional é uma área da medicina do trabalho que busca promover o bem estar físico, mental e social das equipes de trabalho durante o exercício das funções

Segurança do Trabalho em Campinas: PPRA, PCMSO, PCMAT e LTCAT

Listamos a seguir algumas das principais ações e programas de segurança do trabalho e de saúde ocupacional. Para cada um deles, temos um informativo mais detalhado que pode ser acessado no link.

PPRA – Programa de Prevenção de Riscos Ambientais: identifica riscos no ambiente de trabalho e indica as ações e adequações necessárias para minimizar esses riscos. Para mais informações leia este informativo.

PCMSO – Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional: conjunto de ações que monitora a saúde dos trabalhadores, identificando o estado de saúde de cada indivíduo no momento da admissão, da demissão e periodicamente durante o tempo de trabalho. Veja as informações completas aqui.

PCMAT – Programa de Condições e Meio Ambiente de Trabalho: Esse programa define os procedimentos de administração e planejamento com medidas de controle e prevenção de riscos no ambiente específico da indústria da construção. Para mais informações, leia este informativo.

LTCAT – Laudo Técnico das Condições Ambientais de Trabalho: Muitos dos serviços relacionados à segurança do trabalho dependem de laudos. O LTCAT deve ser elaborado por um profissional e é uma exigência da legislação previdenciária. Para mais informações, veja este informativo.

Segurança do Trabalho e Saúde Ocupacional deve ser feita por profissionais

É muito importante que os serviços e laudos relacionados à segurança do trabalho e saúde ocupacional sejam feitos por profissionais capacitados e habilitados. São programas que podem melhorar muito o ambiente de trabalho, aumentando a produtividade dos funcionários e evitando problemas com fiscalização, indenizações trabalhistas e mal estar na empresa. A Soul Ambiente realiza todos esses serviços em Campinas e região. Entre em contato e solicite uma visita dos nossos especialistas!