Rua Castro Alves, 377 - Campinas - SP

PPRA - Programa de Prevenção de Riscos Ambientais New

Conheça - PPRA - Programa de Prevenção de Riscos Ambientais New

O que é PPRA e para que serve?

O termo PPRA é uma sigla para Programa de Prevenção de Riscos Ambientais, integrante da NR (norma reguladora) nº09, de 1994, do Ministério do Trabalho e Emprego, que regulamenta as práticas que uma empresa deve adotar para resguardar a saúde e a integridade, física e psíquica, dos funcionários. O programa busca prevenir acidentes e minimizar riscos ambientais direta e indiretamente ligados ao trabalho.

Os riscos geralmente estão vinculados a agentes químicos, biológicos e físicos que existem no ambiente de trabalho que oferecem perigo em potencial para os eventuais trabalhadores. De acordo com a legislação, todas as empresas brasileiras, privadas ou públicas, precisam estar em conformidade com a NR 09.

É um programa que deve ser alinhado com outras normas reguladoras, em especial com o NR 07 - PCMSO - Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional, pertencente a NR 07, que também busca identificar riscos eventuais para a saúde dos funcionários, através de ações de prevenção, antecipação, treinamento e exames laboratoriais. Portanto, tanto o PPRA quanto o PCMSO, caminham juntas no sentido de proteger a saúdo do trabalhador.

A importância da PPRA para a saúde da empresa

Uma empresa que quer estar saudável, tanto financeiramente quanto organizacionalmente, precisa ter funcionários equilibrados, íntegros e saudáveis, que realizem o trabalho de forma plena e segura, afinal, a empresa é feita de pessoas. Sendo assim, o PPRA, bem como o PCMSO, são fundamentais para a eficiência dos processos de uma organização e sua importância não para por aí.

Quando não há cuidado com os riscos ambientais dentro de empresa, abrem-se brechas para acidentes de trabalho, ou danos a longo prazo ao trabalhador, que podem gerar processos trabalhistas, geralmente muito onerosos para a organização.

Dependendo do caso, há também o risco de denegrir a imagem da empresa, acarretando diversas outras perdas indiretas, como queda de consumo ou desconfiança do consumidor.

Outro grande problema que demonstra a importância do PPRA estar acontecendo regularmente é a possibilidade de aplicação de multas em caso de fiscalização.

É preciso apresentar documentos que demonstrem as ações implantadas, como levantamento de riscos, cronogramas de atividades, planejamento de ações, registros dos dados e do desenvolvimento do programa.

Caso seja identificado irregularidades, os fiscais podem autuar a empresa e multá-la.

Quais são os agentes de risco?

O ambiente de trabalho pode oferecer riscos que nem sempre são aparentes. Por isso, é preciso que profissionais legalmente habilitados em segurança do trabalho realizem o levantamento de riscos, pois são capacitados para identificar fatores que muitas vezes passam despercebidos. Esses riscos podem ser divididos em três grandes grupos: os agentes físicos, agentes químicos e agentes biológicos.

Agentes Físicos: Temperaturas muito altas ou muito baixas, radiações, mudança de pressão, vibrações, choques elétricos, barulho muito alto, entre outros.

Agentes Químicos: Poeiras, gases e vapores tóxicos, líquidos corrosivos, neblina, entre outros.

Agentes Biológicos: contaminação por fungos, vírus, bactérias, parasitas, protozoários, entre outros.

Veja a lista completa dos agentes de riscos ambientais.

A Soul Ambiente realiza serviços especializados em PPRA

Caso sua empresa esteja instalada em Campinas e região, você pode contar com a Soul Ambiente para realizar as atividades de Segurança do Trabalho ligadas ao PPRA. Toda empresa precisa cuidar da saúde e bem estar de seus funcionários. Entre com contato conosco em caso de dúvidas. Ficaremos felizes em ajudar!

Solicite um Orçamento
chamar no WhatsApp
Comercial Grupo Soul www.soulambiente.com.br Online
Solicite um Orçamento
×